quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comentando o Papel do Sono REM: Adaptação

Avaliando os diversos artigos que já li sobre o papel dos sistemas de autorregulação nos seres com auto-organização, além dos mecanismos reguladores baseados em vias de feed-back negativos os mais comuns nos circuitos fisiológicos e bioquímicos, artigos recentes sugerem que os organismos vivos utilizam regulação com o modelo caótico, com atratores, etc. Este tipo de regulação, teoria do caos, fornece exatamente o oposto do que o senso comum leva a imaginar: aumenta a plasticidade, a capacidade adaptativa dos seres vivos frente a desafios de meio-ambiente e do meio-interno(erros de programação genética, e outras falhas estruturais), agregando a possibilidade da consciência do indivíduo dirigir o processo, consciente ou inconsciente. Assim, ser mais saudável é ter mais variabilidade quando necessário, rigidez à adaptação leva a doença em todos os níveis. O trabalho postado na blog longavidacomsaude@blogspot.com sobre as moscas "inteligentes" reforça a hipótese de que os seres vivos utilizam a cognição e a volição(vontade) para exercer escolhas.
O outro aspecto destes mecanismos de autorregulação é que eles ocorrem em diversos sistemas, por exemplo, já li sobre enurese noturna e snc, controle de ritmo cardíaco e emoções, e por aí segue. Também é relevante o funcionamento em redes de múltiplas conexões, com malhas variadas, tipo informação peptídica acoplada com informação elétrica, papel da estrutura molecular na química, dos elétrons, enfim, os seres vivos aumentam a complexidade para aumentar a adaptabilidade e sobrevivência, isto sem abrir mão da direção da consciência.
O assunto requer mais aprofundamentos e estudos, dá muito pano para manga, porém acho que esta é uma hipótese provável, além de fornecer material para muitas reflexões sobre a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário