quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gripe A: Guia da Prevenção

Prevenção da Gripe. Por quê é Isopatia? E Homeopatia?
Isopatia é um termo citado no Organon, livro central da Teoria de Hahnemann, o sistematizador da Homeopatia. Livro escrito em parágrafos, o 56 diz ser a Isopatia um métodos de tratamento, em que se pretende curar uma doença determinada com o mesmo agente infeccioso que a provocou. Neste caso é bem diferente da Homeopatia, em que se usa para escolher o remédio os sintomas do paciente e sua forma peculiar de reagir. No entanto a isopatia utiliza também remédios diluídos e dinamizados(sucussionados), como sua parente próxima a Homeopatia.
No caso da Gripe, e mesmo na Gripe A, preferimos dois remédios Isopáticos, o Influenzinum e Oscilococcinum por suas propriedades de estimularem as defesas contra o vírus Influenza. Como são administrados por via oral, uma via natural de intercâmbio entre o organismo e o meio ambiente(a outra é a via inalatória) os efeitos adversos são praticamente nulos, e suponho que estimulem o sistema de defesa de mucosa(oral-digestivo e óculo-nasal-respiratório)provavelmente mediado pelas IgA's presentes nestes dois sistemas de interface.
Baseamo-nos também no método homeopático proposto por Hahnemann frente às epidemias de doenças agudas coletivas, o método do gênio epidêmico, muito bem estudado no trabalho de Barollo e Miura, em que selecionamos as reações mais frequentes, e mesmo as menos comuns que apresentam os pacientes afetados pela epidemia para selecionar o remédio ou remédios mais apropriados, neste caso trata-se de Homeopatia propriamente dita. Ressalto que trata-se de estratégia preventiva diante de epidemia de doença aguda coletiva, pois frente a um caso individual o médico homeopata sempre deve individualizar o tratamento.
No caso da epidemia da Gripe pode ser usado:
INFLUENZINUM 200C X
OSCILOCOCCINUM 200C X
BRYONIA ALBA 30C X
SHA 20% qsp 20ml
Gotas tomar 2 gotas vo 1x/semana enquanto durar a epidemia.
Crianças menores de 10 anos, tomar 1 gota diluída em colher de sobremesa com água.
Tivemos grande sucesso na epidemia passada, esperamos que o mesmo se repita.
A propósito, a Homeopatia não contraindica a Imunização recomendada pelo Ministério da Saúde, ressalvado o que todos sabemos, que a via intramuscular e intradérmica, como todas as vias não-naturais, que não utilizadas rotineiramente pela espécie aumentam o risco de efeitos adversos, digo isto genericamente e não neste caso em particular. Os riscos da vacinação devem ser acompanhados nos relatórios epidemiológicos isentos a posteriori. O uso do método Isopático e Homeopático aqui mostrado não anula os efeitos da Imunização convencional, nem o contrário.
O método Isopático e Homeopático não pretende desenvolver imunidade permanente, visto que esta só é possível com a própria doença. A imunidade Isopática e Homeopática é extremamente transitória por isto recomendamos o uso semanal. A Imunização convencional trabalha com um horizonte de imunidade mais longo, mas também transitório(anos).
A segurança demonstrada pelo quase nulo risco de efeitos adversos e os bons resultados demonstrados em que a pratica sugerem que se use o Método Isopático e Homeopático coletivamente, e se possível, em estudos futuros controlados(pesquisas prospectivas).
Saúde para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário